As idéias não influenciam o homem profundamente quando são apenas ensinadas como idéias e pensamentos. Usualmente, quando apresentadas de tal maneira, modificam outras idéias; novos pensamentos assumem o lugar de antigos pensamentos, novas palavras tomam o lugar de velhas palavras. Mas tudo o que aconteceu foi mudança nos conceitos e nas palavras. Porque seria diferente? É extremamente difícil para o homem ser mobilizado por idéias e aprender uma verdade. Para fazê-lo ele precisa superar as resistências profundamentes enraizadas da inércia, o medo de estar errado ou de afastar - se do rebanho. O simples travar conhecimento com outras idéias, não é o bastante, embora essas idéias, em si mesmas, sejam corretas e poderosas. Mas as idéias só têm, realmente, um efeito sobre o homem quando são vividas por aquele que as ensina, quando são personificadas pelo professor. Quando a idéia aparece encarnada. Se um homem expressa a idéia de humildade, aqueles que o escutam compreenderão, o que é humildade. Não apenas compreenderão, como também acreditarão que ele está falando de uma realidade e não apenas proferindo palavras. O mesmo se aplica a todas as idéias que um homem, um filósofo ou um mestre religioso possam tentar transmitir.
Erich Fromm (apud Hoffmann, 2003)
Erich Fromm (apud Hoffmann, 2003)
"...ele precisa superar as resistências profundamente enraizadas da inércia, o medo de estar errado ou de afastar-se do rebanho..." Reflitam sobre este trecho riquíssimo em sabedoria e acharão a chave para viver melhor num mundo tão conturbado e violento.
ResponderExcluirAchei lindo!!! Parabéns pela escolha.
Adorei o texto! =)
ResponderExcluirbj
EU ACHO QUE É ISSO,E CONTINUO ACHANDO QUE ACHO QUE É ISSO.SE EU NÃO ACHASSE ISSO, NÃO SERIA ISSO QUE EU ACHAVA.POR ISSO EU CONFIRMO QUE É ISSO MESMO QUE ACHO.VAI FUNDO QUE ISSO MESMO!O QUE EU ACHO É SEMPRE ISSO...KC.
ResponderExcluir