sábado, 24 de janeiro de 2009

Pensamentos




As idéias não influenciam o homem profundamente quando são apenas ensinadas como idéias e pensamentos. Usualmente, quando apresentadas de tal maneira, modificam outras idéias; novos pensamentos assumem o lugar de antigos pensamentos, novas palavras tomam o lugar de velhas palavras. Mas tudo o que aconteceu foi mudança nos conceitos e nas palavras. Porque seria diferente? É extremamente difícil para o homem ser mobilizado por idéias e aprender uma verdade. Para fazê-lo ele precisa superar as resistências profundamentes enraizadas da inércia, o medo de estar errado ou de afastar - se do rebanho. O simples travar conhecimento com outras idéias, não é o bastante, embora essas idéias, em si mesmas, sejam corretas e poderosas. Mas as idéias só têm, realmente, um efeito sobre o homem quando são vividas por aquele que as ensina, quando são personificadas pelo professor. Quando a idéia aparece encarnada. Se um homem expressa a idéia de humildade, aqueles que o escutam compreenderão, o que é humildade. Não apenas compreenderão, como também acreditarão que ele está falando de uma realidade e não apenas proferindo palavras. O mesmo se aplica a todas as idéias que um homem, um filósofo ou um mestre religioso possam tentar transmitir.
Erich Fromm (apud Hoffmann, 2003)

3 comentários:

  1. "...ele precisa superar as resistências profundamente enraizadas da inércia, o medo de estar errado ou de afastar-se do rebanho..." Reflitam sobre este trecho riquíssimo em sabedoria e acharão a chave para viver melhor num mundo tão conturbado e violento.
    Achei lindo!!! Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO QUE É ISSO,E CONTINUO ACHANDO QUE ACHO QUE É ISSO.SE EU NÃO ACHASSE ISSO, NÃO SERIA ISSO QUE EU ACHAVA.POR ISSO EU CONFIRMO QUE É ISSO MESMO QUE ACHO.VAI FUNDO QUE ISSO MESMO!O QUE EU ACHO É SEMPRE ISSO...KC.

    ResponderExcluir